Uma boa parcela dos turistas nem sabe que existe o seguro ou assistência de viagem, mas esses produtos são muito importantes para dar tranquilidade ao viajante.
Ninguém está livre de passar por situações desagradáveis durante a viagem como uma mala extraviada, uma comida que não fez bem ou ainda um braço quebrado, e é exatamente nesses momentos que o seguro ou assistência de viagem é fundamental, seja em uma viagem internacional (imprescindível) ou até mesmo em uma viagem nacional já que a saúde pública no país passa por uma fase caótica.
Já pensou no quanto terá de pagar do próprio bolso se precisar de um atendimento médico fora do Brasil? O custo-benefício do seguro e assistência de viagem é extremamente vantajoso quando comparado ao de um atendimento médico no exterior.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE SEGURO E ASSISTÊNCIA DE VIAGEM?
Com seguro viagem, o viajante deverá pagar pelos serviços do próprio bolso e retornando ao Brasil deverá entrar em contato com a seguradora e solicitar o reembolso mediante os comprovantes e notas fiscais. Esse seguro é mais barato que a assistência de viagem, mas é preciso ter disponível um bom cartão de crédito ou quantia em dinheiro para suportar as despesas médicas no destino.
Já a assistência de viagem funciona de outra maneira. Todas as despesas médicas assim como os medicamentos necessários ao tratamento serão completamente cobertas pela seguradora e o viajante não precisará se preocupar em ter o dinheiro para cobrir o seu tratamento. É preciso esclarecer que a seguradora deverá arcar com as despesas até o limite da franquia e caso seja necessário o turista precisará completar o valor, por isso é importante escolher a cobertura certa para não ter dor de cabeça durante a viagem.
QUAL DEVO CONTRATAR?
O mais importante não é qual você se deve contratar e sim ter a certeza de que não pode viajar sem a segurança que qualquer um dos dois lhe dá.
Se a sua viagem é dentro do Brasil o seguro de viagem tem as coberturas necessárias para você não passar aperto. Agora se a viagem for para o exterior o melhor é a assistência de viagem porque com ela terá a tranquilidade de não precisar cobrir as despesas caso precise utilizar o serviço.
Os serviços são diferentes, mas em termos gerais o seguro e a assistência de viagem cobrem, principalmente, atendimentos médicos de urgência e emergência, assim como despesas hospitalares e farmacêuticas. Mas é preciso ficar atento quanto ao seu fornecedor de seguros e saber se a empresa é regulamentada pela Susep (Superintendência de Seguros Privados).
O QUE DEVE TER NO SEGURO OU ASSISTÊNCIA DE VIAGEM?
- Despesas hospitalares, médicas e odontológicas em viagem nacional e internacional, seja por acidentes ou doenças.
- Traslados médicos, incluindo a locomoção até o local onde o viajante for atendido.
- Regresso sanitário, quando o passageiro não puder retornar normalmente ao Brasil, a seguradora deve fornecer meios para que ele volte ao País.
- Invalidez permanente total ou parcial por acidente, com indenização ao passageiro.
- Morte em viagem, que garante aos beneficiários da apólice o valor contratado pelo segurado antes de viajar.
Alguns seguros ou assistências ainda fornecem coberturas adicionais como localização e indenização em caso de extravio de bagagem, despesas jurídicas, reembolso por atraso de voo, cancelamento ou interrupção da viagem, esses serviços devem ser solicitados na hora da contratação do serviço.
SEGURO É OBRIGATÓRIO EM ALGUNS PAÍSES
Sim, alguns países exigem a apresentação da apólice para que o turista possa entrar no país. Na Europa todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen (Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, França e outros) exigem que se tenha uma apólice de seguro ou assistência de viagem com no mínimo 30 mil Euros de cobertura para liberar o acesso ao turista. Outros países como a Turquia e a Jordânia também exigem o seguro ou assistência de viagem.
Bom, agora que você já sabe dos benefícios não deixe de fazer o seu seguro em toda viagem nacional ou internacional. Nós indicamos esse aqui.
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